Jericoacoara - Ceará


Passei o reveillon 2014 em Jericoacoara, no Ceará. A antiga vila de pescadores possui praias e paisagens lindíssimas, as ruas são cobertas de areia e o acesso não é dos mais simples.
Mas, apesar de mais isolada, a bela Jeri já é bem antenada ao mundo e recebe turistas do mundo inteiro. Pousadas de luxo e boa gastronomia são facilmente encontradas, o que nos deixou um pouco decepcionados, pois buscávamos um ambiente menos natural. Mas na sua própria natureza, Jeri se destaca por dias lindos e as fotos falam por si só. 

Chegando a Jeri, você encontra os famosos buggueiros, são os guias/motoristas de bugres, e te levam aos passeios nas redondezas. Preferimos fechar com uma loja na praça de Jeri. Vale fazer o passeio de bugre para lagoas mais distantes (Paraíso e Azul). O Gordinho, nosso guia, era muito simpático, e nos levou aos passeios, tirou foto nossa e ainda nos deu dicas para evitar o tumulto. Por exemplo, em um passeio, à Lagoa do Paraíso, ele nos levou a um ponto de apoio (como chamam os restaurantes que recebem os turistas) que era mais vazio e menos tumultuado, era realmente um paraíso. Comida excelente e fresca, e um silêncio maravilhoso. Há ainda outros passeios, como a Pedra Furada e Mangue Seco, acabamos não indo, pois queríamos ficar mais e curtir a praia.

Paraíso

Lagoa Azul

A gastronomia conta com opções interessantes. Tapioca e Açaí são facilmente encontrados. À noite há diferentes bares/restaurantes com música ao vivo e baladação no estilo bem praiano. Sugiro o Pimenta Verde, o preço não é dos mais acessíveis, mais a comida é deliciosa! O Granola oferece lanches rápidos, saborosos e muito bem preparados. O restaurante Na Casa Dela foi o meu local preferido, já começa pela decoração e pelo ambiente perfeitos. Os pratos são diversificados e muito saborosos, muita tapioca, para quem gosta (\o/), na hora de pagar a conta ainda ganhamos brigadeiro de brinde. Mas é importante chegar cedo, o restaurante fica lotado! E não podemos esquecer da sorveteria Gelato e Grano, com sorvetes MARAVILHOSOS!!!



 

Fotos do Restaurante Na Casa Dela





Como já disse, não possui asfalto ou cimento, as ruas são de areia. O acesso só ocorre por 4x4 ou Jardineira, que nada mais é que um caminhão adaptado para carregar passageiros. A empresa que faz o trajeto para Jericoacoara deixa muito a desejar, há atrasos e muita desorganização. Dependendo vale pagar um pouco mais e pagar um 4x4. Fomos pela a Fretcar, o ônibus saiu de Fortaleza com destino a Jijoca. Paramos no caminho para almoçar. Em Jijoca pegamos a famosa Jardineira, e fomos para Jericoacoara. Agora recomendo que se você puder contrate o serviço de um 4x4. O problema não é a Jardineira e o trajeto em si, mas há atrasos e muita confusão (como malas caindo do bagageiro, que fica em cima do veículo rs).

A praia de Jericoacoara e a Duna do Pôr do Sol são paisagens para belas fotos. A única questão que para muitos é um diferencial é o vento. Se você chegar cedo, consegue alugar uma barraca e cadeiras, se chegar tarde possivelmente não vai conseguir. Eles alugam para o dia todo, então, você facilmente vai encontrar barracas e cadeiras vazias, mas você não vai poder usar, pois já estão reservadas. E sentar na cangua com o vento fazendo a areia bater na sua pele, não é nada agradável rs...Para quem gosta de esportes, o vento é um diferencial e há aulas e aluguel de equipamentos para o kitesurf. Se não conseguir sentar nas barracas, há por quase toda a praia, quiosques/restaurantes com boa estrutura para você se estabelecer e passar o dia todo, mas eles também podem ficar cheios. 
 Praia de Jericoacoara

Ficamos na pousada Papaya, muito bom, com ótimo café da manhã. Só é um pouco distante do centro, senti um pouco de medo para voltar tarde da noite andando, não há iluminação pública, então saíamos para comer cedo e voltávamos para a pousada. O reveillon na praia é bem do pequeno, há algumas barraquinhas e um palco minúsculo. Para quem gosta de agito, os hotéis fazem festas com música e ceia. São bem animadas.

Postar um comentário