Desafio França - Planejando viagem em poucos dias

A França para mim é aquele lugar que se você perguntar se quero passar todas as minhas férias lá, vou responder que sim. Não viajei para muitos países, mas não liguei em ir para lá mais de uma vez ao invés de conhecer outro lugar. Dessa vez queria uma viagem para conhecer mais da França, e não só Paris. Vou contar em alguns posts, já que diferentes destinos fizeram parte dessa aventura. Esse deveria ser o primeiro post sobre a França, mas acabei falando primeiro das feiras de Aix en Provence, que foi uma parte da viagem.
Tudo começou quando meu marido soube que teria férias uns 12 dias antes do início dela. Pensei "Ok tenho um desafio", porque eu viajaria a trabalho na semana seguinte para algumas cidades do interior da Bahia e Salvador na semana anterior às férias. Então eu tinha apenas uma semana para resolver toda uma viagem, roupas e malas….
Se não bastasse ser uma viagem internacional, eu queria fazer o seguinte roteiro: Paris, Vale do Loire, Visita a Veuve Clicquot em Reims, Aix en Provence, Saint Tropez, Monaco e Nice. Para isso pretendia, reservar hotel em Paris e Tours, alugar apartamento em Aix en Provence e Nice, alugar carro em Tours e Aix en Provence, comprar bilhetes de trem, reservar visita a Cave Clicquot, ah e claro, comprar as passagens de avião. O desafio foi lançado e como não nego um bom planejamento, ia ter que dar certo. E deu!!!! Foi uma das melhores viagens que já fiz…. Vou falar de cada região separado, mas nesse post falo de tudo o que fiz para a viabilizar a viagem.

Passamos o final de semana em casa organizando tudo: 
Primeiro de tudo, fazer a logística da viagem… isso é comigo msm! Pensei em tudo que queríamos fazer, peguei o mapa e tracei. Chegamos em Paris, passamos alguns dias lá, vamos um dia bem cedo para Reims, fazemos a visita à Cave Veuve Clicquot e voltamos de tarde, depois mais um dia em Paris e no outro partimos cedinho de trem para Tours, região do Vale do Loire, onde tem os castelos, passamos lá uma noite e voltamos cedinho para Paris. Na segunda parte da viagem, partimos de trem para a Aix en Provence, lá conhecemos a região e alguma cidadezinha vizinha, partimos então para Saint Tropez, passando antes por Monaco. Ficamos uma noite em Saint Tropez e seguimos para Nice. Ficamos em Nice até o fim da viagem. 
Passágens aéreas, ir procurando durante a semana e ver se acho promoção. Acabamos optando pela Tap. Chegamos em Paris, e partimos de Nice, melhor opção.
Hospedagem Paris, na primeira vez em Paris, ficamos no La Villa Paris, não tínhamos dúvidas de que era a melhor opção (no post de Paris conto porque); para Tours tivemos que fazer pesquisas e escolher, optamos pelo LAdresse; em Aix en Provence eu queria fica num apartamento, até porque queria sentir mais a cidade e fazer meu café da manhã com coisas da Feira, em Nice a mesma coisa, também optamos por apartamento, fechamos esses dois no airbnb.
Alugar os carros, precisávamos de um para a região de Aix en Provence-Nice e outro para Tours (região dos castelos, e só usaríamos o carro por um dia).
Comprar os bilhetes de trem, pesquisar sobre o TGV e ver os melhores preços.
Ver na logística o melhor dia para ir conhecer a Cave Clicquot e reservar/comprar a entrada. 
Pesquisar sobre os castelos que queríamos conhecer e montar a logística. 
Trocar dinheiro, liberar cartões e ver o seguro viagem do cartão de crédito.
Pesquisar previsão do tempo e ver quais roupas levar, lavar as roupas e ver o que falta comprar, já deixar a mala semi pronta porque quando eu voltar da viagem do trabalho (sexta-feira) não vai dar tempo de ver tudo para viajar na segunda.
Ah lógico, precisava fazer minha planilha e arrumar as pastinhas para viagem (gosto sempre de montar pasta para levar na mochila, com ingressos, tickets, confirmações, documentos e etc)


A viagem foi um sucesso, nada deu errado, graças a Deus! Tudo, tudo perfeito. Então, me lembrei de viagens que eu fiquei meses planejando, vendo tudo e me preocupando… não acho que devemos deixar tudo para o último momento, mas se conseguimos ser racionais e planejar tudo, não vejo porque adiar ou se descabelar para organizar uma viagem. Algumas dicas para todas as viagens que podem parecer simples, mas na correria podem ser esquecidas. Ah, não deixe de conferir também os posts das dicas da França (Paris e Sul da França)
  1. Fazer um roteiro do que você mais quer ver nas viagens, ponderando o que é mais importante para o que é menos importante;
  2. Comece pelo "arroz com feijão": ou seja, garanta o básico (passagem e hospedagem) e vá para os periféricos (passeios), assim é mais fácil se organizar, você consegue planejar melhor;
  3. Anote tudo em folhas numeradas ou numa caderneta;
  4. Monte uma pasta com documentos, reservas e comprovantes;
  5. Leve cópia da Nota Fiscal de eletrônicos que você comprou no exterior, como câmera fotográfica, filmadora, celular, ipad etc;
  6. Tente sempre ler dicas de blogs de viagem ou de depoimentos, veja mapas, horários, previsão do tempo e meios de transporte;
  7. Leve um mini dicionário do idioma local;
  8. Se a cidade tiver metro, procure dicas de como ele funciona;
  9. Carregue bateria das câmeras e celulares, prepare cartões de memória com alguns dias de antecedência
  10. Comece a lavar a roupa e pôr para secar (principalmente as de inverno e se você tiver alergia) uns 4 dias de antecedência, se o tempo estiver frio, dá para de secar.
  11. Compre os remédios que você usa e, se necessário, leve as receitas. Além disso, leve também remédio para dor de cabeça, gripe, enjôo e outros que você costuma usar. Ah band-aid também é sempre bom ter.
Postar um comentário