Paraty - Rio de Janeiro

Cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro, Paraty é charmosa por sua arquitetura e lembranças históricas. A noite é bem animada, com diversas opções de gastronomia e bares pelo centro histórico. A cidade é famosa pela FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e pelo Festival da Cachaça, eventos nos quais a cidade fica lotada.


                  

Praia e uma das Igrejas do Centro Histórico
Não fui em nenhum desses famosos eventos, e sim num feriado de Corpus Christi. No Centro há a arrumação dos tapetes do feriado, são lindíssimos, e conta com a participação da comunidade.
Tapete de Corpus Christi

Fiquei na CasaColonial 12, uma pousada boutique localizada bem no meio do centro histórico, é perfeita demais. A decoração é linda, a recepção, o café da manhã, os quartos (acho que só tem 5 quartos), enfim recomendo muito. Os “brindes” de banheiro são todos da Granado (gosto muito), há secador de cabelo bom, sempre há um tira-gosto à disposição caso alguém fique com fome na parte da tarde. Os chás e água mineral são cortesia. Filmes e taças para vinho também estão à disposição. Ao chegar, ganhamos Havaianas, para usarmos em nossa hospedagem e para trazer para casa. A localização estratégica facilita e não precisamos nos preocupar com a volta depois de uma saída animada. Não há estacionamento, até porque os carros não podem circular pelo centro histórico, mas há o estacionamento na entrada do centro, e vai alguém da pousada nos receber com um carrinho para levar as bagagens. Vale destacar que não há piscina na pousada...




Dos restaurantes que fomos, gostei bastante do Punto Divino, restaurante italiano charmosíssimo. A comida (comi pizza e massa) é fenomenal, se possível peça para sentar na varanda, onde há show ao vivo, ambiente natural e muito acolhedor. Gostamos tanto que voltamos no outro dia. Estava tão entretida que não tirei fotos do local rs
Outro restaurante famoso por lá é o Banana da Terra. Muitos pratos com essa fruta, a comida muito saborosa, mas os preços não são suaves! Vale também pelo ambiente, bem decorado e acolhedor para refeições descontraídas.

Aperitivo
Peixe com risoto
Peixe com banana da terra a milanesa
Na época que eu fui, junho, havia o Festival do Camarão. Para quem gosta dessa coisinha laranja é muito bom. Deve-se pegar um barco que te leva para a ilha onde há o festival, há uma tenda armada, com show e são vendidos diversos pratos com camarão (só de lembrar já me dá muita vontade). Muito bom, bem rústico e animado.
Para passear alugue ou divida um barco com outros visitantes. O passeio leva a outras praias, algumas com quiosque e peixe fresquinho. Maravilhoso! As praias são lindíssimas e calmas.
Parada do passeio de barco na praia

Voltando do passeio

Caminhar pelo centro de Paraty é igualmente romântico e encantador. Os casarões históricos e as charretes que levam os visitantes para passeio dão um ar único à cidade. Há alguns parques para fazer caminhada e ver cachoeira, mas começou a chover e tive que optar por outras atividades.
Dentre as opções culturais, uma bem famosa é o Teatro de Bonecos de Paraty (do Grupo Contadores de Estórias), que é reconhecido internacionalmente. A peça é diferente do que já havia visto, vale conhecer. É bom garantir os ingressos antes, pois o teatro é bem pequeno.
De forma resumida, Paraty é uma viagem para você aproveitar a natureza, a cultura histórica, o agito à noite, com bares e restaurantes com ótima gastronomia e o clima descontraído. Recomendo fortemente.
Postar um comentário