Búzios - Rio de Janeiro


Hoje tem destino de viagem, e falaremos de um local lindíssimo no litoral do Estado do RJ. Búzios (oficialmente Armação dos Búzios) é aquele lugar que quem conhece quer ir de novo, e de novo, e de novo... quem não conhece, deve conhecer. Esse balneário está localizado na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e fica colado em Cabo Frio. A cidade tem um clima único e é extremamente animada e agitada. Ela era uma vila de pescadores e ficou em destaque com a visita da atriz Brigitte Bardot, em 1964Hoje é muito comum encontrar por lá muitos argentinos, que adotaram a cidade. 


São cerca de 20 praias, todas lindas e cada uma com sua particularidade, tem para todos os gostos. São muitas opções, Geribá, João Fernandes, Azeda, Azedinha, Ferradura ..... A noite é bem animada e os maiores agitos ficam na Rua das Pedras e Orla Bardot (nome dado em homenagem a atriz), com muitos restaurantes e lojas famosas que ficam abertos até tarde. Tem opção para quem quer balada e para quem quer só passeio e restaurante. Caminhar pela orla é um passeio gostoso e fresco.

Vou falar dos passeios, praias, restaurantes e hospedagem.
Passeios:
Além das praias, Búzios oferece opções agradáveis de passeios. Seja em terra, seja no mar. No centro da cidade você encontra uma ambiente bem descontraído e praiano.
Rua das Pedras: nessa sua e nas suas proximidades estão situadas lojas, restaurantes e o agito da cidade, tanto de noite quanto de dia. A rua é literalmente de pedras, logo deixe em casa os saltos... o clima é bem agradável e caminhar à noite é seguro.
Orla Bardot: é a continuação da Rua das Pedras e há a estátua de bronze de Brigitte Bardot. Gosto muito de caminhar olhando para o mar cheio de barquinhos, como uma pintura. Para lindas fotos vale a pena ir até o píer, de onde saem os barcos. Aproveite a brisa!

Mirante: Esse é um passeio não muito conhecido, mas que vale a pena. É preciso ir de carro, pois o mirante fica numa mega subida, na região da praia de João Fernandes. Além de lindas fotos, é possível ver o belíssimo mar. Só um alerta, a região é mais deserta e é importante tomar cuidado, principalmente à noite, como em qualquer lugar. Passei lá no início da tarde, 14hs, e vi que na subida havia barraquinhas com vendedores, parecia mais movimentado.
Passeio de Escuna: O passeio te leva em diversas praias que possuem difícil acesso (trilhas). Vale fazer para conhecer, em alguns passeios eles param para quem quiser mergulhar e ficar um pouco na praia. Geralmente vai muita gente, então se quiser algo mais particular, pergunte sobre o número de pessoas. O passeio sai do píer na Rua das Pedras/ Orla Bardot.
Um aviso válido: tome cuidado com a liberação do passeio pela Capitania dos Portos. Numa das vezes em que fui fazer, o passeio acabou sendo cancelado, pois a Capitania estava proibindo as saídas de barco por causa do vento. Pouco tempo depois acabou liberando o passeio para algumas praias, acabei não indo porque não quis arriscar.
Barco táxi: essa é uma outra opção para ir às praias de difícil acesso, mas a estrutura é mais simples, são mini "lanchas" que te levam. Você pega vento, um pouquinho de água, e sol, muito sol. Já utilizei esse serviço duas vezes e achei muito bom. É válido pedir sem emoção!
Praias:
Búzios tem muitas praias, vou falar das que mais conheço, quando mais nova fui em quase todas para conhecer, mas sinceramente não me lembro.
Geribá: Essa é a praia do agito, praia ampla, com barracas, com o Fishbone que fica na praia e muita gente. A praia é linda, você encontra variedade de estilos, esportes e tudo mais. É bem extensa, possui larga faixa de areia e a água é clarinha e com ondas.
Ferradura: Essa é muito família, pois a água é bem calminha, mas bem gelada também rs. Há quiosques com comida e opções de lazer como aluguel de pedalinho, caiaque e Stand Up Paddle (SUP). O pôr do sol é lindo!


Azeda: Praia bem pequena que tem o acesso mais fácil de barco, para ir andando é necessário fazer uma trilha. Possui alguns quiosques que servem bebida e comida. Por ser pequena, achei muito amontoada. A faixa de areia é curta, a água é bem calma e geladinha.
João Fernandes: Praia pequena também, com opções de aluguel de atividades aquáticas. Dá para ir de carro. Tem muita família, a faixa de areia é curta e a água é bem calma.


João Fernandinho: Para mim é a melhor! Ela é minúscula, mas não tem muito agito. Só há três “quiosques” (se é que podemos chamar assim), como não pode fazer fritura, tudo é grelhado (e delicioso). A água é calminha e clarinha. A faixa de areia também é curta, mas a praia não é tão badalada, então não fica tão cheia. Acho que muita gente não conhece. As fotos são lindas!

Além dessas praias, Búzios ainda tem as praias: Rasa, Manguinhos, Tartaruga, Virgens, Amores, Canto, Armação, Ossos, Brava, Olho de Boi, Forno e Foca. Como disse, já fui em várias dessas, mas pelo tempo não me lembro bem as características de cada uma.
Restaurantes:
Na minha humilde opinião, para o almoço não há nada melhor do que um peixinho na praia. Então não conheço as opções de almoço, sei que na região da Rua das Pedras há diversos restaurantes servindo a refeição. Costumo ir aos restaurantes à noite... não conheço/lembro de muitos, mas opção é o que não falta, para todos os bolsos e gostos.
Chez Michou: famosa creperia, é situada na rua das pedras e oferece diversas opções de crepe. Acho delícia.
Capricciosa: pizzaria localizada na Orla Bardot. A pizza é excelente e a vista, linda! O preço é elevado, mas mesmo assim ela é movimentada.
Lorenzo Pizzeria e Cantina: Cantina italiana, situada na rua atrás da Rua das Pedras. A comida é maravilhosa! Peça a pizza branca, que é deliciosa! Vale muito a pena, o preço não é tão elevado, e também é bem movimentada.
Restaurante do David: Fica na rua atrás da Rua das Pedras (Rua Manoel Turibio de Farias) e serve peixes e frutos do mar, já fui há um bom tempo, então não me lembro muito do preço, mas lembro que gostei da comida.
Mr. Brad: O restaurante serve comida Tex Mex, e outras opções, como massas. O local e sua decoração são bem legais. A comida é boa e a animação é excelente. O local tem show ao vivo e a banda manda muito bem! Muito recomendado!
Sorvete Finlandês: Também localizado na rua atrás da Rua das Pedras, o sorvete é uma delícia, principalmente no calor.
Hospedagem:
Em relação à variedade de hotéis e pousadas, Búzios tem muitas opções e para todos os gostos. O interessante é você tentar aliar o que você procura com as opções, por exemplo, se você quer agito opte por aquelas próximas ao agito, com isso você evita deslocamento, perda de tempo procurando vaga e etc.
Em Geribá fiquei na Pousada Descanso do Guerreiro, ela é simples, sem piscina, porém ótima e funcional. Como dessa vez quería ficar o dia todo na praia, ter ou não piscina não foi muito relevante. O quarto não era muito grande, mas foi perfeito. A dona é francesa, e fez jus a sua nacionalidade quando provei o café da manhã, que é maravilhoso!
Em João Fernandinho fiquei na Terrasse Pousada. Ela foi ótima para o que queria, largar o carro e ficar na praia sem ter que se preocupar com trânsito e vaga. O quarto é grande e a vista é linda. O café da manhã é bom, mas sem muita variedade. O banheiro também é grande. Só chamo atenção para o fato de que para ir e voltar da praia é necessário subir uma ladeira bem alta.

Na Ferradura fiquei na Pousada dos Gardiões. A pousada é boa, tem piscina, piscina aquecida e o café da manhã é bom. O quarto era amplo, porém não tinha muita ventilação. Como também só passamos uma noite, foi tranquilo. O preço da diária é muito em conta (pagamos R$ 180,00 na diária com café da manhã).
Búzios é uma cidade linda e encantadora. Acho que todos devem conhecer, as coisas costumam ser mais caras por lá, mas acho que procurando dá para fazer uma viagem econômica e conhecer um lindo destino.
Postar um comentário