Superbowl e como entender o Futebol Americano

A poucos minutos para começar o Superbowl sei que, assim como eu fazia, muitas pessoas já ouviram falar nessa palavra e sabem que é sobre futebol americano, mas só isso. Finalmente consegui entender algumas coisas e aproveito para tentar passar para vocês e deixar registrado para eu não esquecer.


Primeiro de tudo, Superbowl é a final do campeonato da NFL, que é a National Football League. Logo não se fala “final do Superbowl”, porque o Superbowl é a final.

Como meu marido me explicou: para entender o futebol americano pense no jogo “bandeirinha”, aquela brincadeira de criança que você tem que levar a bola de um campo para outro. Os jogadores saem com a bola e têm que levar até o final do campo do adversário (esse é o famoso touchdown).

O jogo tem 4 tempos de 15 minutos, mas isso não quer dizer que o jogo durará uma hora, porque o relógio na maioria das jogadas, por exemplo, na foto abaixo, o juiz pára o jogo para rever a jogada, isso leva tempo e dependendo do caso, tem que repetir a jogada. O campo possui 100 jardas. São quatro jogadas para andar 10 jardas, e a cada vez que você alcança pelo menos 10 jardas, ganha-se mais 4 jogadas para levar essa bola.

Esse ano tive a oportunidade de ir a um jogo (Miami Dolphins x Minesotta Vikings) que durou umas 4 horas. Colei algumas fotos.

Na quarta oportunidade, o time pode tentar alcançar as jardas, dar um chute e devolver a bola ao adversário para que ele comece as suas jogadas o mais longe possível ou chutar a bola dentro do Y (que é aquela trave no final do campo de cada equipe) para marcar 3 pontos.


Só que pelo caminho, o adversário pode tentar te impedir, por isso eles se batem tanto!!! A bola pode passar para o adversário quando acaba a oportunidade e o time não alcançou as 10 jardas, em caso de uma interceptação (o jogador lança a bola e do outro time pega) ou no caso de um fumble recuperado pela outra equipe (um fumble é quando um jogador deixa a bola cair no chão quando tinha o domínio da mesma, e essa bola fica “viva”, ou seja, qualquer time pode pegá-la).


Quando o time atravessa o campo todo com a bola ele marca o touchdown, que vale 6 pontos e tem direito a mais uma jogada extra. Nessa jogada extra, o time pode optar por jogar a bola no Y (o chamado extra point, e que vale 1 ponto), ou tentar marcar um outro touchdown a partir de uma distância bem pequena, chamado mini- touchdown, que vale 2 pontos.

Bom, isso já dá para ver alguma coisa além do show da Katy Perry.

Postar um comentário