Conhecendo Itaipava e Petrópolis - RJ

Aproveitei o feriado de Tiradentes para viajar por perto e descansar. Escolhemos ir para Itaipava, distrito de Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio. Foi bem delícia, aproveitamos para passear em Petrópolis também. Deixo aqui minhas dicas para quem ainda não conhece.

Nossa viagem não foi planejada, mas como o destino era pertinho, acordamos, arrumamos as malas e pegamos a estrada. Do Rio para Itaipava são cerca de 1h40min. O tempo não estava firme e chegamos a pegar uma chuvinha no caminho, mas nada que atrapalhasse.

Bom, a viagem já começa com uma parada que para mim é obrigatória: Casa do Alemão , lá sempre peço o famoso croquete e o sanduíche de linguiça com queijo, simplesmente perfeito, não há igual.

Após a parada, seguimos até Itaipava. Fomos direto para a rua principal para achar um hotel/pousada. Optamos por ficar no Clarion Itaipava , que fica na Granja Brasil (condomínio situado no Centro de Itaipava, na famosa Estrada União Indústria). Lá também fica um Spa (Spa Granja Brasil), mas não participamos do spa.

O hotel é muito confortável e seguro. Tem piscina aquecida, academia, sala de descanso e você também pode utilizar as piscinas e quadras do condomínio. Não cheguei a utilizar, mas fui informada sobre isso pela recepção do hotel. Dentro do condomínio há ainda restaurantes (Antonieta, Clube do Filet, Deck Itaipava e Quinta do Escanção Wine Store) e a loja do Chez Bombom (com chocolates deliciosos). Ah, tem estacionamento também. Mas vamos falar dos passeios e da comilança:

Comilanças em Itaipava e Petrópolis

ITAIPAVA:

Já estabelecidos, precisávamos descobrir o que tinha a fazer por ali. Eu já havia ido à Itaipava a trabalho, mas cheguei à noite e saí de manhã cedo. Só fui comer no Deck Itaipava e voltei para o quarto. 

Pelo que vi, Itaipava não possui inúmeras opções de atividades. Há algumas trilhas, caminhada e day use para alguns hotéis, mas o tempo estava fechado e com um pouquinho de chuva, então nem nos apegamos a essas opções. Já Petrópolis, que fica bem pertinho, tem muitíssimas opções (falarei mais adiante).

Bom o que fizemos em Itaipava além de comer rs foi conhecer o Parque de Exposições de Itaipava – Petrópolis (saiba mais aqui) , caminhar pela rua principal do Centro (Estrada União Indústria) e ver as lojinhas de artesanato, ir ao Shopping Estação e na Feirinha de Itaipava

Além disso, em Itaipava você encontra boas opções gastronômicas. O que eu fui:

Bordeaux Vinhos – jantar
Casa do Alemão - almoço
Emporio Maria Maria - Gourmet – jantar
Parro do Valentim - comer um doce

Vamos falar um pouquinho sobre cada uma:

O Parque de Exposições é um local muito aprazível. A entrada é gratuita, tem muito gramado, parquinho para crianças, quadra esportiva e estábulos para cavalos. Vi muita gente praticando exercício, relaxando no gramado e aproveitando a natureza. Me surpreendi, não sabia quão legal era o local.

Na caminhada no Centrinho (Estrada União Indústria) e na ida ao Shopping Estação você pode garantir as comprinhas. Há roupas e artesanatos, restaurantes e locais para lanche. No shopping tem ainda cinema, muito fofo, a entrada fica dentro de uma livraria no piso inferior. Também tem Lojas Americanas. No centrinho, além desse shopping que é maior, podemos encontrar pequenos shoppings, ou centros comerciais, com lojas, livrarias, lanchonetes e etc. Ahh, para quem precisar de um mercado em Itaipava, há o Empório Multimix, que fica na Estrada União Indústria, no shopping que fica o Flat Center Itaipava (um pouco antes de chegar no shopping Estação).

Além disso, você também pode encontrar ótimas opções de compras na Feirinha de Itaipava. Essa é muito famosa, pois possui grande variedade de roupas com preços bem atrativos. Fica numa estrutura já na beira da estrada, demorei a entender como chegar lá, mas no final deu certo. Lá dentro há estacionamento, restaurante e outras comidinhas, e muitas barraquinhas para compras. Achei os preços interessantes com boa variedade.

Agora a parte que mais gosto: gastronomia. Fui para lá querendo muito comer Founde, então eu precisava achar onde comer o Founde. O Deck Itaipava, servia founde, mas justamente por causa do feriado, no dia que fomos ele fecharia cedo. Acabamos encontrando o Bordeaux Vinhos. Simplesmente delicioso e agradável! Fica num dos shoppings da Estrada União Indústria (número 10341), e são duas lojas, uma de frente para outra. De um lado você encontra um delicatessen com uma mesa de frios, do outro lado, a cozinha e o restaurante em si. Aproveite para pegar os frios e levar para sua mesa, para beliscar enquanto aguarda seu pedido chegar. 

Fomos lá comer founde duas vezes, da primeira pedimos Founde de carne e para complementar, uma batata rostie. O founde vem apenas com umas pastinhas. Na segunda vez, pedimos o founde de queijo, que também só vinha um pãozinho próprio deles. Não gostei muito, mas pedimos um filé na chapa, o que salvou, porque veio com pãozinho mais gostosinho.

Outra opção para jantar em Itaipava é o Emporio Maria Maria. Esse é um restaurante mais caro e refinado, fica junto com outras lojas no mesmo empório (Maria Maria), também situado na Estrada União Indústria. A comida é saborosa e servida em quantidade suficiente para matar a fome, mas se você for de comer muito, pode ser que sinta fome. O ambiente é muito bem decorado e romântico. Achei uma excelente opção, mas com a ressalva de quem quer algo mais fino.

Na Estrada União Indústria você encontra o Parro do Valentim, que é um bistro/cafe com comidas portuguesas. Não fizemos nenhuma refeição lá, paramos apenas para comer um pastel de Belém, que estava bem gostosinho.

Como não podia deixar de ser, rs, há uma Casa do Alemão na Estrada União Indústria, aproveitamos para almoçar lá também. Pedimos croquete (lógico) com salada de batata, delicioso. Dessa vez experimentei a torta de Coco, maravilhosa!

Você ainda encontra em Itaipava outras opções, não só na Estrada União Indústria como no entorno. Nós acabamos ficando por ali e gostamos.

Amenities do Clarion Itaipava; Igreja de Petrópolis; Café da Manhã Clarion; Vista da Cidade Imperial na Igreja 
PETRÓPOLIS:

Petrópolis está pertinho de Itaipava e tem passeios bem interessantes. A Cidade Imperial, como Petropolis é conhecida, traz muito da História do Brasil, lá você pode conhecer o Palácio Imperial, casa de verão do imperador D Pedro II, Palácio de Cristal, Casa de Santos Dumont e Quitandinha. Para fazer compras você encontra a Rua Teresa, com muitas lojinhas para todos os gostos. E para os apreciadores de cerveja, há o tour da Bohemia. Um passeio pela história e fabricação da cerveja. 

O passeio para Petrópolis é bem comum para as escolas do Rio. Como já tínhamos ido ao Palácio Imperial e à Casa de Santos Dumont quando éramos crianças, optamos por ir apenas ao Palácio de Cristal, Tour da Bohemia e Quitandinha. Além, é claro, de caminhar pela cidade e entrar na Igreja. Passeamos na Rua Teresa e comemos um doce na Willemsen (doceira tradicional na cidade).

O Tour da Bohemia é muito bom mesmo. Você paga e vai seguindo por andares, há experiência sensorial, onde você pode sentir cheiro e ver componentes, e lógico, degustação. Ahh e a quantidade não é pouca não, cada um recebe uma caneca de dois tipos de cerveja. A estrutura é muito legal, ótimo passeio! Aproveite para comer no bar que tem ao lado da entrada, tem petiscos deliciosos, e muita cerveja, é claro!

Tour Bohemia
A Rua Teresa foi legal, mas não estava com paciência para ficar comprando, então nem gastei lá. Mas para quem quer comprar, aproveite que há estacionamentos na própria Rua Teresa. O ideal é deixar o carro nesses estacionamentos, porque depois de tanto andar você vai estar cansada para andar até o carro. Para quem vai passar o dia por lá, tem restaurante para almoço.

O Palácio de Cristal é uma praça com uma construção de cristal no meio. A entrada é grátis e há um jardim bem bonito para belas fotos. No entorno da praça, há opção de passeios de charrete, as crianças gostam bastante. 

Caminhar pela Cidade Imperial é agradável e a Igreja tem uma decoração um pouco gótica. Linda de se conhecer.

Por fim, o Quitandinha foi um Cassino antigamente. A visitação é de graça, só deve pagar quem quiser o passeio com o áudio. Lá você pode ter ideia da ostentação da época, a arquitetura te dá um gostinho do que acontecia por ali.

Quitandinha
Gostei muito dessa viagem rapidinha, principalmente para quem mora no Rio, é um passeio/viagem muito agradável e rápido de se fazer. O clima é bem friozinho e mesmo assim aconchegante!
Postar um comentário