Mindfulness, Jardim Secreto e Floresta Encantada: os livros para colorir para adultos e a sua vida

Lendo sobre o assunto dos livros para colorir para adultos, descobri que ele são "a grande sensação do mercado editorial" (Matéria no site da Revista Galileu em 27/04/2015 - aqui). Na matéria, eles destacam alguns benefícios dessas obras:
  1. São relaxantes, pois ajudam a proporcionar um momento de concentração total (mas atenção, não são terapia);
  2. Funcionam como uma espécie de 'detox', válvula de escape para rotinas estressantes;
  3.  Têm a vantagem de que não dá para colorir e mexer no celular ao mesmo tempo;
  4. Gera sentimento de orgulho/satisfação por completar a pintura e observar como ficou bonita (ativando o circuito de recompensa do cérebro, sistema responsável pela sensação do prazer); e 
  5. Estimula a criatividade.
Os livros para colorir para adultos mais famosos
Sobre o público, o principal são as mulheres, (Reportagem no Site UOL em 05/05/2015 - aqui). Além dessa informação, a matéria ainda mostra que além de aliviar o estresse, algumas pessoas ainda emolduram e penduram na parede suas pinturas; que o número de exemplares vendidos é tão grande, que já impacto na venda dos lápis de cores. Por exemplo, na Kalunga, o crescimento da venda foi de 135% em abril (x 15% no período de volta às aulas).

Mas por que será que faz tanto sucesso? Me deparei com essa questão e acho que:
  • Andamos muito ocupadas/estressadas/agitadas (será que estamos querendo abraçar o mundo?);
  • não conseguimos nos concentrar e focar em algo (será que somos bombardeadas por muita informação, principalmente nas redes sociais, e não estamos assimilando tudo?);
  • limitamos nossa criatividade com preocupações e medos (será que estamos deixando de escanteio uma parte importante de nós por ideias que a sociedade julga ser valiosa?).
Mindfulness, o livro de colorir que escolhi
Bem, eu acabei comprando meu livrinho de colorir, como mostro aqui. Eu gostei muito dele,  realmente traz uma sensação boa. Tenho pintado com certa regularidade e, sim, fico olhando para a pintura depois que acabo.

Mas além de todos os benefícios dos livros de colorir para adultos, acho que se faz válida nossa atenção para as nossas vidas. E deixo os seguintes pensamentos: 
  • O volume de vendas pode nos indicar uma grande necessidade de uma válvula de escape?
  • Será que há atividades/pensamentos/comportamentos que devemos reavaliar em nossas vidas?
  • Será que estamos valorizando o que realmente devemos valorizar/priorizar?
Bem, se você comprou e amou, ou está em cólicas para comprar o seu livro de colorir, acho muito válido, mas se quiser faça também reflexão sobre se há alguma coisa que te faça procurar uma válvula de escape e se há algo que você possa fazer sobre isso.

Meu relato sobre o meu livro de colorir

Eu sempre gostei de colorir, me lembro da alegria de encontrar nas bancas o Almanacão de Férias da Turma da Mônica. Me lembro que me desligava de tudo e focava nas cores e em sua combinação, mergulhava num mundo só meu. Quando descobri os livros para colorir para adultos (Jardim Secreto e Floresta Encantada) fiquei bem empolgada, sentindo uma sensação confortável. Mas relutei para comprar, porque achava que após um tempo ele ficaria na estante.

Após certa relutância, não resisti e comprei o meu. Fui para a livraria determinada a comprar um dos dois mais famosos, mas chegando lá, me deparei com várias opções de temas, tamanhos e preços. Tratei de catar o que mais me agradava, e foi um menos famoso, mas que me cativou pelos seus desenhos e tamanho (ele é menor, mais fácil de caber na bolsa). Ele é o Mindfulness Livro de Colorir - Terapia Antiestresse para pessoas ocupadas, da Emma Farrarons (Ed.: Best Seller). Comprei ele na lSaraiva, mas você encontra aqui, não encontrei no site da Saraiva. 

Postar um comentário