Fortaleza de Santa Cruz: Dica de passeio bom, bonito e barato em Niterói.

A grana apertou, mas você gosta de passear, conhecer lugares novos, ver belas paisagens e tirar fotos lindas? Então leia esse post com essa dica ótima para você e já se organiza para o programa do final de semana com as crianças. A Fortaleza de Santa Cruz em Niterói (RJ) serviu como estrutura de defesa, impedindo invasões. Também em seu presídio ficaram alguns presos famosos (resumo porque a história você vai ouvir lá).


Se você mora por aqui ou em alguma cidade próxima, vale a pena o passeio. Montei esse post dividido em três partes (o passeio, como chegar e outras informações) explicando tudinho.

O PASSEIO

Após estacionar ou descer do ônibus na Fortaleza, vá direto ao portão de entrada. Pergunte aos soldados onde comprar o ingresso para a próxima visita guiada. O custo é de R$ 6,00 por pessoa, e menores de 12 anos ou maiores de 64 anos de idade não pagam (link oficial).

Durante o passeio, o grupo é guiado por um oficial que contará a história da Fortaleza e alguns detalhes de sua construção. É uma boa aula de história fora da escola (principalmente para as crianças, que pelo que observei, ficam muito curiosas). O passeio dura em média 1 hora, e tem saída de hora em hora (pelo menos quando fui, em maio/2015 foi assim).  




Além da aula de história, você conhece a Capela, Masmorra, canhões e etc. A Fortaleza também vai te proporcionar uma vista incrível, com a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar ao fundo. É um ótimo cenário para fotos extremamente lindas. O local é todo muito limpo e conservado. Ah, e se estiver muito sol, você pode utilizar o guarda-chuva/sol que é emprestado para os visitantes no início do passeio.


Durante o passeio, você não verá quiosques, só onde os carros ficam estacionados, então se achar que vai ficar com muita sede, leve um garrafinha de água. Outra observação, é que em certo trecho pessoas idosas pode ter mais dificuldade, pois o chão é de pedra, não é nada demais, mas vi uma senhora reclamando. Então, se você preferir, vá de tênis.


COMO CHEGAR

A Fortaleza fica na Estrada General Eurico Gaspar Dutra (Jurujuba/Niterói/RJ).

De carro: Siga pelas praias de Icaraí, São Francisco, Charitas e Jurujuba. No final da Praia de Jurujuba, vire obrigatoriamente à esquerda e siga até encontrar o primeiro portal com os soldados que farão sua identificação e do carro (pede sua carteira de motorista). Espere o sinal ficar verde para poder seguir, o trajeto é bem apertadinho e só passa um carro de cada vez (é a mesma via para ida e volta). No caminho já dá para ir aproveitando a vista. Ah, o estacionamento é de graça.

Sem carro: Você tem a opção de pegar o ônibus 33 – Fortaleza, da linha Miramar no centro de Niterói (Terminal). Ele vai até lá em cima, mas é bom confirmar com a Miramar o horários dos ônibus que vão até lá, até para poder voltar depois).

Além disso, algumas pessoas vão também de bicicleta ou caminhando (nunca fui então não tenho como dizer se é tranquilo rs).


OUTRAS INFORMAÇÕES:

Comes e bebes: como eu disse, só há um quiosque, que fica próximo aos carros estacionados. Lá tem bebida, água de coco, alguns biscoitinhos e etc. Na sua frente há o Zéfiro (link aqui), que já foi um restaurante, mas hoje funciona só com eventos (casamento, festas de aniversário e etc), então a opção para lanches breves é só o quiosque mesmo.

Aproveite também o entorno, que você pode ficar relaxando. Até se não quiser pagar e fazer o passeio guiado, você pode ficar do lado de fora, perto do Zéfiro, aproveitando a vista e relaxando. O cenário para fotos é incrível!


Tente se programar para um dia de sol com o céu azul, as fotos vão ficar lindas! Ah e se conseguir chegar cedo melhor, que fica mais vazio.

Espero que tenham gostado dessa dica de passeio. É uma experiência bem agradável e boa para pessoas de todas as idades, ah, e sem gastar muito!


Postar um comentário