Organizando o armário - Roupas por estação

Pessoal, hoje o post é sobre praticidade. Levanta a mão quem nunca reparou uma roupa que quase não usa porque não se lembra da existência dela \o/ Isso já aconteceu comigo e depois de adulta, acabei me lembrando de uma coisa que fazia quando era adolescente e me ajudava muito: separar as roupas por estação. (Eu sei, eu sei, que em pleno inverno estamos usando roupas de verão aqui no Rio, mas com certeza você tem coisas aí que não usa tanto).

Foto: Lojas Rio Center
Vou explicar o que eu fazia, eu separava as roupas que eu mais usava na estação e as deixava na parte de fácil acesso do armário. Meu armário era bem pequeno, e não, eu não tinha muita roupa, ele era bem pequeno mesmo então quase nada cabia nele e eu tinha que fazer uma estratégia de organização.

Primeiro eu selecionava o que eu usava mais na estação (muito calor, calor, fresquinho e frio), essas peças ficavam nos cabides e nas gavetas/prateleiras. As peças que eu achava que não seriam usadas por nada, eu dobrava e colocava em sacos plásticos. Na época não existiam esses sacos para armazenar que você tirar o ar (selados a vácuo, colei algumas ideias aqui embaixo) e reduz bem o tamanho dele cheio, então eu dobrava tudo bem dobrado e colocava em sacolas plásticas, depois fechava bem e como sou alérgica à poeira, colocava uma sacola dentro da outra para evitar a poeira e também fechava bem. Quando a temperatura e o tempo mudavam, eu ia lá, pegava as sacolas e colocava as peças para uso, e já guardava as que eu não usaria tão cedo do mesmo jeito.

Ideias de Sacos vácuo. Foto: Americanas.com

Hoje me recordo que isso dava muito certo, pensa só:

  • Eu sempre acabava vendo as roupas que eu tinha, isso me ajudava a lembrar delas.
  • O armário ficava mais organizado, o que também me ajudava a ver o que estava ali disponível.
  • As roupas ficavam mais conservadas, já que não pegavam tanta poeira (eu as guardava limpinhas né). Ah se você não usar algo por muito tempo, lembre de vez ou outra pôr para pegar um ar e tirar o cheirinho de guardado.
  • Eu conseguia perceber mais facilmente o que não usava por um longo tempo e doar (hoje em dia, dependendo da peça e do seu interesse, você consegue até mesmo vender pela internet e fazer uma graninha).
  • Ah, eu ganhava mais tempo escolhendo a roupa que eu usaria (quanto mais opção, mais tempo para você gastar pensando e escolhendo).
Acho que diversos motivos me fizeram deixar de fazer isso, e acabei percebendo como era bom. A exposição de vários closets/armários abarrotados de roupas (tipo loja), com muitas opções e tudo exposto me fez crer que isso seria legal. Você olha e vê todas as suas roupas ali, mas a sensação que tenho hoje é que olho, olho e não vejo nada. Acabo pegando sempre as mesmas peças, porque são as que eu lembro e se tornam mais práticas... então resolvi voltar à prática da organização das roupas por estação.

E vocês? Sei que muitas não tem o closet/armário gigante estilo loja, então como vocês fazem para organizar as roupas de vocês e sempre lembrar do que tem e pode usar e fazer novas combinações?

Beijosss
Postar um comentário