Como anda sua organização? Tentando me adaptar ao GTD e amando o Vida Organizada da Thais Godinho

Aproveitando que o final do ano está chegando e sempre é uma boa época de deixarmos tudo mais organizado para o ano que se inicia, fiz esse post para ajudar aos potenciais organizados. Há algum tempo tento me organizar mais. Sempre fui um pouco organizada, mas depois do casamento enfrentei novos desafios, sobre organização, e hoje estou convivendo melhor com eles. O que eu queria era um sistema por meio do qual minha rotina e casa ficassem 100% (ok 95% já está ótimo) organizados. Vim então dar dica para pessoas como eu, que sempre gostam de melhorar sua organização. A primeira é o site da Thais Godinho (Vida Organizada - aqui), o blog Organize sem Frescuras, da Rafaela Oliveira  - aqui  e os livros: Clutter Rehab e A Arte de Fazer Acontecer.

Descobri o site da Thais Godinho, o Vida Organizada, em 2013, logo assim que casei e o tenho acompanhado frequentemente. O que chamou minha intenção de primeira foi a dica do livro Clutter Rehab, da Laura Wittmann (link do post aqui). Comprei o ebook na Livraria Cultura e li no celular mesmo (Kobo). Gostei bastante do livro e consegui ter várias ideias de organização da casa.
 
Fonte: Livraria Cultura - aqui
Depois disso, continuei visitando o Vida Organizada, mas o deixei um pouco de lado. Foi quando o reencontrei por meio da Rafaela, lendo o Organize sem Frescuras (blog que amei de cara) reencontrei o Vida Organizada. Retornei ao site e consegui entender o tal do GTD. Antes eu o considerava algo distante e não tão simples, mas nesse momento acredito que ele possa atender os meus interesses.

O GTD (abreviação para Get Things Done) é um método criado pelo David Allen que te orienta para a organização de sua vida (profissional e pessoal). Eu vivia com mil papeis na bolsa que ia colocando onde havia espaço nos armários e caixas, e de tempos em tempos fazia uma limpa e alocava tudo em seu devido lugar. O problema era que se nesse intervalo de tempo eu precisasse de algo, ia ter que gastar um tempo para localizar.

Livro do GTD
Não vou explicar por aqui, pois a Thais faz isso com muita propriedade, mas vou dar essa dica para quem está precisando se organizar. Para mim tem sido muito útil e até comprei o livro do David Allen (Saraiva, paguei R$ 39,90 na loja física), o qual também recomendo. Mas acho legal fazer uma visita ao Vida Organizada e clicar na guia GTD, lá você vai ter explicações e entender a dinâmica, tem ótimas dicas para se organizar.

No Organize sem Frescuras, você encontra também muitas dicas de organização, mais do dia a dia mesmo. Acho todas ótimas!

Espero que possam encontrar nessas fontes, toda a inspiração que encontrei e que me animou bastante. Para finalizar, deixo dicas próprias que me ajudam há anos e já fazem parte da minha rotina:

Tenha uma agenda - eu utilizo a de papel e a do celular (para anotar seus compromissos)
Olhe a agenda (para ver quais compromissos você têm!)
Revise sua agenda no início de cada semana (para tentar se programar)
Utilize pastas para organizar papéis, contas e documentos (deixar tudo jogado pela casa não vai facilitar sua vida)

Parece pouca coisa, mas a agenda pode te dar um norte e você consegue planejar sua rotina. Está longe de ser a solução de todos os problemas, mas com certeza ajuda muito!
Beijinhos e boa organização!

Postar um comentário