Estratégia e nossas metas de final de ano

Olá pessoal, só hoje encontrei vários posts sobre as metas para 2016. E, ao mesmo tempo já ouvi gente falando das metas feitas no início de cada ano e que não foram realizadas. O que adianta elaborarmos tão bem nossa listinha com desejos e metas para nossa vida e não pensarmos em como alcançaremos?

Foi então que pensei que seria válido eu utilizar do conhecimento acadêmico para trazer para a nossa realidade, algumas ideias que as organizações já utilizam com sucesso. Então vamos lá?

Bom, primeiro, pense que a estratégia pode ser considerada a escolha dos meios que vão contribuir para que você alcance os seus objetivos. Imagina o seguinte, você quer viajar (esse é seu objetivo) e você precisa fazer certas coisas para conseguir viajar, não é mesmo? Então, pensando estrategicamente, o que você precisa fazer? Por exemplo: conseguir dinheiro, fazer a conversão da moeda, se for no exterior, ter uma mala, ter o documento necessário para viagem e etc.

Se você quer uma parede, você precisa pôr os  tijolinhos



Planejar nossa vida requer, pensar a respeito, avaliar o contexto em que vivemos, nossas possibilidades, controlar se estamos indo de acordo com o que queremos (não adianta você juntar por 6 meses o dindim para aquela viagem e gastar tudo numa liquidação). Tenha sempre em foco o que você quer, não permita que outras pessoas te tirem do caminho. Mas ao mesmo tempo, não seja egoísta, saiba reavaliar e também dar atenção ao que acontece a sua volta. Nenhum plano deve ser totalmente rígido, as mudanças acontecem de forma acelerada, e ignorar isso pode nos fazer perder oportunidades! E se perceber no meio do caminho que está indo para o lado errado, seja humilde e aceite que errou, repense e recomece. O planejamento estratégico é um processo contínuo. Aprendemos muito com nossos erros.

Você pode ter um plano estratégico ou um plano tático, mas acho que não é necessário falar isso aqui, já seria muita viagem rsrs

Aqui vão algumas ideias para o seu planejamento para 2016:

No seu plano para o alcance dos seus objetivos lembre-se:

Dos fins: Quais são seus objetivos e metas?
Dos meios: Por meio de quais atividades, práticas, procedimentos e etc você tentará alcançar seus objetivos?
Recursos: Quais os tipos e quantos são os recursos necessários para alcançar esses objetivos?
Como fará para obtê-los ou gera-los?
Como os utilizará em suas atividades?
Implantação: Como fará para o seu plano ser implementado?
Controle: Como você pode antecipar e identificar erros e falhas que podem comprometer o seu sucesso na execução do seu plano?

E para fechar, pense nisso: 
“O planejamento se baseia na crença de que o futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente.”(Ackoff, Russel L., Planejamento empresarial, 1974)

Espero ter ajudado!
Beijinhosss
Postar um comentário